terça-feira, 25 de novembro de 2014

UM PERIGO REAL E IMEDIATO


                                

                                                                               Reinaldo Lobo*

 

          Um cartaz erguido por uma mulher jovem na passeata de extrema direita contra a reeleição da presidente Dilma, pedia há alguns dias : "Militares, façam uma faxina. Queremos um golpe durante  90 dias. Depois devolvam o poder". Até o poeta Ferreira Gullar, ex integrante do Partido Comunista Brasileiro, o "Partidão" supostamente de esquerda, falou de um "golpe democrático" contra o PT em sua coluna na Folha de São Paulo. Como se houvessem golpes de Estado democráticos!

        Doce ilusão!

         Em primeiro lugar, porque não haverá golpe. As instituições democráticas, o quadro político, a situação internacional, a economia, a posição do Brasil e a respeitabilidade do próprio governo Dilma em escala mundial, não autorizam ninguém a falar em intervenção militar. Aliás, os próprios militares brasileiros não parecem nada interessados nisso, pois  muitos deles estão alinhados francamente com o governo na sua política externa e com o propósito de Dilma de apurar seriamente as acusações de corrupção.

        Em segundo, porque ,se houvesse golpe, repetiríamos o que houve em 64, talvez até de forma pior. Os "liberais" de então, que pediam uma intervenção rápida das Forças Armadas contra o governo Goulart, o perigo comunista e a corrupção, arrependeram-se logo depois com o que veio e durou 21 anos de repressão, censura e violência de Estado. Acostumados com o poder, os militares não o largaram mais.

        A atual onda contra a corrupção "dos políticos" iniciada junto com os movimentos de massas de junho de 2013, que se tornaram ambíguos e acabaram liderados por uma Nova Direita, parece caminhar em algumas direções imaginárias perigosas:

1. imitar a oposição venezuelana que se contrapôs a Chaves e,agora, à herança "bolivariana , supondo semelhanças inexistentes entre Caracas e Brasília";

 2. provocar no Brasil uma espécie de cruzada anti-corrupção semelhante à "Operação Mãos Limpas" da Itália, que acabaria por conduzir Silvio Berlusconi ao poder por quase duas décadas;

3. o movimento espanhol, replicado um pouco na Argentina, sem êxito, baseado no slogan "que se vayan todos" ("que vão embora todos" -- os políticos).

        Todas essas saídas  imaginárias, para nós brasileiros, tinham algo em comum. É o ataque à política e aos políticos, tornados bodes expiatórios de crises mais profundas das sociedades implicadas. O resultado de todos esses movimentos foi o recrudescimento do fascismo, da violência e das ameaças à democracia.

        Tomemos o caso da Itália. A "Operação Mãos Limpas" foi uma investigação judicial de grande alcance que visava a esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990, em conseqüência do escândalo do Banco Ambrosiano em 1982, que envolvia a Máfia, o Banco do Vaticano e a loja maçônica P2. A Operação "Mane Puliti" levou ao fim da Primeira República Italiana e à extinção de muitos partidos políticos.

       A imprensa da época estampou casos de alguns políticos e empresários que se suicidaram quando seu envolvimento com os crimes foi descoberto. Os principais partidos das coligações de centro que se sucediam no poder saíram enfraquecidos Não suportaram a blitz realizada pela classe média, a imprensa e a própria opinião pública mundial, escandalizada com a mistura do Vaticano e a Máfia. O alvo foi a classe política como um todo.

    A Operação alterou a correlação de forças na disputa política italiana. Todos os quatro partidos no governo em 1992 -- a Democracia Cristã, o Partido Socialista, o Social Democrata e o Liberal-- desapareceram em seguida. O Partido Democrático da Esquerda (um mix de PCI e Socialistas), o Partido Republicano e o Movimento Social Italiano (neofascista) foram os únicos grupos de expressão nacional que sobreviveram. O único a manter o próprio nome foi o Partido Republicano.

    Algo semelhante pode estar ocorrendo no Brasil em decorrência da tempestade moralista e anti-política promovida pela Nova Direita surgida em 2013, aquela que vaiou e xingou Dilma nos estádios de futebol, e reforçada pelos seus aliados nos partidos e na mídia que queriam vencer as eleições a qualquer custo.

    Na Itália, a Operação foi um sucesso ou um fracasso? Na medida em que desqualificou os políticos, já que este era seu objetivo, foi um estrondoso sucesso. Enquanto exaltou os empresários, dando novos rumos à sociedade civil, foi ainda um espetacular sucesso de crítica e de público. Não por acaso os italianos foram buscar na figura de um empresário, Silvio Berlusconi, o dirigente mais importante de duas décadas. Só que esse empresário levou junto com ele ao poder, o Movimento Social Italiano,herança de Mussolini e a racista e violenta Liga Lombarda. O fascismo, enfim.

     Na Venezuela, a nova direita contra Chaves resultou num golpe de Estado fracassado em 11 de abril de 2002, liderado por um empresário e dado justamente para aniquilar com a classe política, no caso bolivariana. A primeira atitude do curto governo "empresarial" venezuelano (durou três dias) foi uma amostra do que seria: aboliu o Congresso e a Constituição, que não eram, na época, sequer bolivarianos.

    A lógica desses movimentos moralistas para expulsar os políticos é simples: valoriza-se em contrapartida o empresariado e, em conseqüência, os grupos de ultra-direita de mentalidade fascista, cujos propósitos finais são eliminar os políticos e, junto, a democracia. Estes atingem com freqüência o poder, que não querem devolver.

    O perigo real e imediato que o Brasil corre não está num possível golpe. O perigo é a difusão e crescimento de um movimento nas classes médias sintetizado numa palavra naquele cartaz,  erguido por aquela jovem mulher  ignorante talvez do passado ditatorial recente: a  "faxina", pedida aos militares. Essa é a palavra de ordem da nova direita, que não quer saber de reforma política democrática.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário